Homenagem ao Mestre Ditão

Ao lado de Adilson Ribeiro, o Mestre Ditão, eu fui uma das primeiras Rainhas do Carnaval Capixaba.




Era conhecida como “Soninha toda pura", apelido dado pelo Adilson Ribeiro, o Mestre Ditão.  Na época, com apenas alguns gatos pingados, era só um pequeno bloco. Hoje é a Escola de Jucutuquara. No ano em que o termo "tropicalismo" invadia o Brasil, e eu na minha adolescência com 9 anos, já brilhava como rainha de bateria da GRES Unidos de Jucutuquara, em Vitória/ES.
Então Abdiquei do trono para me casar.

Quando eu era menina, era toda vaidosa, prosa que só eu, era a que mais sambava. E o Mestre Ditão sempre ao meu lado, em meio de purpurinas e plumas foi aumentando o número de pessoas e eu, sempre lá, como Rainha de Bateria. Foram 20 anos de majestade. Durante este tempo eu vi a minha escola ganhar. Mestre Ditão, um ser humano alegre, sorridente, irreverente, humilde, pai, amigo, não vai sair da memória. Que Deus dê a cada um da família Jucutuquara, conforto para suportar mais essa dor. Vai em paz amigo Ditão ao encontro do Senhor acompanhado pelos anjos.
O Bloco Unidos de Jucutuquara foi fundado por ele em 29 de janeiro de 1972. No início os integrantes saíam só de tamanco. Detalhe: eram só homens. Depois a fantasia oficial passou a ser de pescador. Com o crescimento do bloco foram surgindo outras fantasias e as mulheres adquiriram o direito de participar. Nos anos 80 a Jucutuquara começou a participar dos concursos promovidos pela Prefeitura de Vitória, sendo campeã por 5 anos seguidos. Em 1986, o Bloco virou a Escola de Samba Unidos de Jucutuquara. Quanta honra!
Poisé.
É difícil encontrar palavras neste momento de tanta dor. E não se trata apenas de carnaval, de escola de samba, de desfile.  Hoje a Nação se despede de um exemplo de ser humano. Alegre, de muita irreverencia e humildade, foi um amigo e um pai para todo mundo. Ditão não vai sair da memória da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara.
O Mestre era apaixonado por samba. “Gente bamba”, filho de D. Maria Coroa, comemorava 43 anos de escola agora em 2015.  Venceu vários carnavais à frente da bateria. Um legado e uma trajetória que fazem parte da história do samba capixaba. A Unidos de Jucutuquara e o Samba Capixaba estão de luto.
Infelizmente não veremos Ditão na avenida este ano. Mas, sabemos que na transição ele deve estar sorrindo e cantando seu amor pelo carnaval com Xavier, Dona Leida, Nego Deco, Chaleira e tantos outros corujas que já partiram, deixando muita saudade. Tantos bambas que se foram, mas que sempre estarão com a Nação em espírito.
Hoje, a bateria silencia e a cuíca ecoa seu som choroso. Mas eu tenho a certeza de que não era assim que Ditão gostava de ver os ritmistas. Quem não se lembra do mestre passando a mão no ombro ou tirando a camisa no meio do ensaio? Ele explodia de felicidade e contagiava todo mundo.
Então, no sábado (07/02), vamos pisar na avenida com garra e muito amor em homenagem ao nosso presidente Adilson Ribeiro. Vamos honrar o trabalho do Ditão e contagiar o Sambão do Povo com a mesma alegria que ele sempre nos contagiou.

Paixão, emoção, vibração. Essa é a rima do Ditão.
Homem de magia que a todos contagia.
Pessoa ímpar, sem igual, e que agora vai ecoar em um lugar com outros mestres.
O samba não morreu.
Ditão ficou com Deus.
E a luz não se apagou.
Agora brilhou, e Eternizou!
Adeus meu amigo.




EI PSIU... AVISA PRA GERAL... QUE ELE  LELEY DO CAVACO UMA DAS GRANDES PERSONALIDADE DO NOSSO SAMBA CAPIXABA
VAI ESTA NESTA
SEXTA-FEIRA TEM CASA RIO!!!
NESTA SEXTA-FEIRA 06/02/15, O PROJETO "LELEY DO
CAVACO, MOMENTOS ACÚSTICO", ESTARÁ DE VOLTA
À CASA RIO BOTEQUIM, 
LEVANDO PARA TODOS O MELHOR DO 
SAMBA E DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, 
A PARTIR 
DAS 21:00 HRS... 
VALE A PENA SE PROGRAMAR... 
GARANTA O SEU LUGAR... VEM COM A GENTE! SHOW 
DE ADMINISTRAÇÃO!!!



Alisson Do Banjo & A Firma 

Grande personalidade do  samba capixaba

Eu recomendo

Contato para Show 
27- 99938 3381

ENTRA NO LINK CURTE A MUSICA DE ALISSON DO BANJO

https://soundcloud.com/alisson-do-banjo/iemanja-alisson-do-banjo 








 Vai com Deus mestre Ditão. 
Você que me ensinou durante anos a ser uma Rainha de Sucesso. 
Adorava que vc me chamava de Soninha toda pura. quando você dizia " Vem Soninha a bateria está só te esperando. 
Passamos anos de nossas vidas juntos, mandando ver, porque você confiava em mim e sabia que eu dava conta. 
Eramos felizes e não sabíamos quantas alegrias vivemos juntos meu mestre,  a gente achava graça de tudo, até o pão era dividido, contava horas para começar os ensaios, no inicio quanto eramos ainda um grupo. era a minha escol e nunca mais desfilei em nenhuma outra. Somente na Jucutuquara.


























 Vai com Deus mestre Ditão! 



Festa da Garota do Samba


Mônica Vieira
Linda









Edu Rosa









Flavinho Mendes 
Só com feras!























Bela OYA



























BELA OYA























Ferreira Neto com as filhas









Dani Varoneze da MUG.



O Samba pede licença 







O samba pede licença a Dona dos Ventos Reais Trovões tempestade, 
ela concede a licença eparrei Oya



Nenhum comentário:

Postar um comentário