20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra ...

 
 
 








 Que tal participar de um jantar harmonizado com o que há de melhor
da gastronomia e dos vinhos? A nossa equipe no Aroeira Bistrô,
juntamente co...m a Wine.com.br , quer te proporcionar essa experiência
única. Por isso, organizamos um jantar especial em nossa casa para o
próximo dia 25 de NOVEMBRO(terça-feira), às 19h30.
Na ocasião, serviremos deliciosos pratos, acompanhados de vinhos
selecionados para aguçar o seu paladar.
reservas 3026 8080(vagas limitadas)

 
 
O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane)

 


Abrirá nesta terça-feira (19), às 19 horas, a exposição “Reinos, Escudos e Máscaras”. O conjunto de obras de arte, de origem africana, integra o acervo do África Brasil Museu Intercontinental, sediado no Sítio Histórico Porto de São Mateus, naquela cidade, e dirigido pelo escritor e pesquisador Maciel de Aguiar. A entrada é gratuita.
A exposição permanece aberta à visitação pública até o mês de janeiro, período em que também acontecerão várias atividades culturais no Mucane. A promoção, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), também marca a passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta (20 de novembro - data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695).
A exposição etnológica reúne 36 obras de artes provenientes de várias etnias entre os séculos XVII e XX. São máscaras, escudos, estatuetas e cetros reais; esculturas que remetem, por exemplo, a rituais religiosos e hierarquias de poder na Africa. O acervo foi composto por Maciel de Aguiar ao longo de mais de 35 anos de pesquisas, através de aquisições privadas e doações recebidas de colecionadores e estudiosos. As obras se destacam em diversos aspectos, como pela riqueza cultural, pela estética, simbologia, história e pela variedade de peças.
"A exposição ‘Reinos, Escudos e Máscaras’ é um dos inúmeros recortes que o acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental oferece à população do Espírito Santo, contribuindo para o engrandecimento do Museu Capixaba do Negro e para a melhor compreensão da fundamental importância da arte africana e do povo negro na formação dessa nossa bela aventura chamada civilização brasileira”, afirma Maciel de Aguiar.
"Trata-se de um acervo que possibilita o conhecimento acerca de expressões culturais, material e imaterial, que formam a cultura e história capixabas e brasileira", considerou o coordenador do Mucane, Welington Barros Nascimento. Conforme frisou, o Brasil possui a etnia africana na formação de sua cultura, tendo contribuído também para a formação de sua população, religião, arte, entre outras manifestações. "Em todos os campos para os quais direcionamos nossa atenção, é possível identificarmos uma matriz cultural negra, ou pelo menos a participação de elementos culturais africanos. Portanto, existe a necessidade mais essencial de reconhecimento, valorização e difusão dessa cultura", disse.

 

Dia Nacional da Consciência Negra

 




Atividades
Durante a exposição, serão realizadas várias atividades. Nesta terça (19), a partir das 19 horas, haverá apresentação do Projeto Construtivismo Musical “Samba de Raiz”. No dia 11 de dezembro, às 14 horas, acontecerá a oficina “Troca de Saberes”, com Jongo e Dança Afro do Mucane e Roda de Jongo, a partir das 18 horas.
No dia 18 de dezembro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” com Congo e Percussão do Mucane e Roda de Congo – Banda de Congo Roda D´Água (Cariacica) Mestre Itagibe.
No dia 8 de janeiro, às 14 horas, oficina “Troca de Saberes” Capoeira Patrimônio Cultural Brasileiro e Danças Populares do Mucane. Às 18 horas, Roda de Capoeira com o Grupo Ganga Zumba e apresentação de alunos de Dança Popular do Mucane.
Serviço
Abertura da exposição “Reinos, Escudos e Máscaras” - Acervo do Africa Brasil Museu Intercontinental – São Mateus-ES
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) – Avenida República 121, Centro
Quando: terça-feira (19), às 19 horas
Entrada gratuita

Serra realiza 1º Sarau Afro Mix nesta quinta-feira (20)
Evento será feito em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Nesta quinta-feira (20), será realizado o 1º Sarau Afro Mix da Serra. O evento terá início a partir das 18 horas, e será próximo à Estátua de Chico Prego, em Serra-Sede. O objetivo é comemorar o Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra, celebrado no dia 20.
Realizado pela Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com a Academia de Letras e Artes da Serra e o Conselho Municipal do Negro, o Sarau vai abordar a literatura através do ponto de vista da literatura afro – abordando o que mudou na vida do negro, quais as perspectivas atuais e como isso se reflete na poesia.
Dentro da programação vão acontecer mini palestras, apresentações culturais e recital de poesia. A entrada no evento é franca e todos podem levar textos de sua autoria para integrar a roda de poemas, um espaço aberto para a leitura/declamação de poesias, com temas livres. Além disso, alguns dos poemas serão selecionados para serem inseridos no livreto “Sarau Afro Mix 2014”.
Programação – Sarau Afro Mix
18 horas
Recital livre - com o Vídeo ao Centenário á poetisa Carolina Maria Jesus
19 horas
Mini falas e apresentação do Lar Semente do amor
Poesias
Recital livre
19h30
Mini falas e apresentação de hip hop com crianças
Recital com Sonia laranjeiras II
Recital livre
20 horas
Mini falas e apresentação com voz e violão – Homenagens a Chico Prego com Teodorico Boa Morte
Recital da Silva
Recital livre
Serviço – Sarau Afro Mix:
Data: quinta-feira, dia 20
Local: Praça Chico Prego, em Serra Sede
Horário: de 18 às 21horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário